Total de visualizações de página

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009


JSB em Brasília, Presidente Municipal de Parintins ao Centro com a Bandeira do Amazonas!

Parintins Presente!JSB Presente!

Dez princípios de um militante socialista



1. Todo socialista tem como princípio básico a consciência de que vivemos em um mundo capitalista. Compreendendo isso, a que perceber como um todo o capitalismo. Logo, o capitalismo não é, tão somente, os Estados Unidos, a Inglaterra, a Bélgica, o Canadá. O capitalismo é antes de tudo a combinação perversa entre a miséria e a opulência.
2. Todo o socialista tem o dever de entender que as incontáveis desgraças sociais, como a fome, o desemprego, a prostituição, a violência e outras tantas mazelas, decorrem do capitalismo.
3. Apesar da correta e necessária luta cotidiana de resistência a voracidade do capitalismo, cabe ao socialista entender que essa luta cotidiana, de caráter essencialmente reformista, não pode ser desassociada da luta clara e direta contra o capitalismo.
4. É tarefa diária de todo socialista denunciar o capitalismo utilizando-se de todos os meios (mídia) ao seu alcance. Desde o trabalho artesanal de pessoa a pessoa como outros meios como: panfletos, jornais, rádio, música, teatro, cordéis, murais, devem ser usados pelos socialistas para levar adiante, o trabalho de educação política cujo ponto de partida é esclarecer ao povo que seu sofrimento advém do capitalismo e nele não haverá salvação.
5. As idéias dominantes no seio do povo letrado e iletrado são as idéias impostas pelas classes dominantes. Assim sendo, é dever de todo socialista buscar meios criativos de remover a cultura da desigualdade tão bem plantada em nossa cabeça e construir uma nova cultura, a cultura socialista, a cultura da libertação.
6. É fundamental que todo socialista saiba com toda clareza a diferença entre poder e governo. O poder capitalista é o Estado capitalista com suas instituições de caráter vitalício. Enquanto os governos vão e vem o capitalismo, através do poder político que lhe oferece o estado burguês, se mantém. Todas as vezes que há conflitos entre governo e poder, o poder depõe o governo em nome da ordem, em nome do sistema.
7. A tarefa maior de todo socialista é o constante trabalho de educação política. Mas ao lado dessa tarefa existe a tarefa política que consiste em acumular força para se atingir os objetivos socialistas que haverão de vir, tão somente, através de uma profunda transformação social a partir da vontade política organizada e respaldada na realidade histórica.
8. Ao socialista é necessário saber conviver com o atraso, os equívocos, as fantasias, as ilusões que povoa, a cabeça das massas populares em vários níveis. Uma atitude de intolerância ou impaciência não ajuda a tarefa socialista. Porém, saber conviver com o atraso e o equívoco é uma coisa; outra bem diferente é explorar ou difundir o atraso, a ilusão, em troca de popularidade.
9. A consciência socialista deve tomar formas organizadas seja nos sindicatos, nas associações de bairros, nas assembléias populares, ou mais ainda através da forma mais avançada de organização: os partidos socialistas.
10. Todo socialista deve Ter claro que o socialismo é uma compreensão política do mundo e uma proposta concreta para a sua transformação. O socialismo não é, portanto, um credo, um desejo, uma vontade, uma utopia. O socialismo enquanto proposta é um imperativo histórico que, caso fracasse, mergulhará, irremediavelmente a humanidade na tragédia total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário