Total de visualizações de página

quinta-feira, 3 de março de 2011

Chalita e Erundina articulam saída do PSB para fundar nova legenda

São PauloA ânsia do PSB em angariar novas forças políticas ao partido está produzindo tensões entre os quadros da sigla e pode gerar perdas consideráveis como os deputado federais Gabriel Chalita e a ex-prefeita de São Paulo, Luiz Erundina. A gota d'água para a dupla é a movimentação do prefeito da capital, Gilberto Kassab, que se articula para deixar o DEM e fundar uma nova legenda que, mais tarde, seria incorporada ao PSB com o objetivo de concorrer em pé de igualdade com os tucanos ao governo do estado de São Paulo em 2014. -

O nome da nova sigla ainda não está definido, mas a ideia é que ela seja ancorada na valorização da educação, uma bandeira de Chalita, que foi titular da pasta entre 2001 e 2006, sob o governo Alckmin. Com a eleição de José Serra, Chalita foi afastado do cargo e substituído pelo ex-ministro da Educação, Paulo Renato de Souza, do governo Fernando Henrique Cardoso. Ele deixou o PSDB em 2010 rumo ao PSB.

Sobre a movimentação de Kassab, Chalita comentou que o prefeito tem o direito de fundar uma nova sigla mas "criar esse partido para fundir com o PSB... Se o que a imprensa está dizendo é verdade, é lamentável. Não se entrega um partido", protestou.

Já Erundina disparou abertamente que se o PSB acolhesse Kassab ela estaria fora da sigla.

A dupla pode ter aliados de peso: o governador do Ceará, Cid Gomes, e seu irmão Ciro Gomes também podem se incorporar à nova sigla. Chalita e o governador devem se encontrar ainda nessa semana para debater o assunto.

PDB

Os advogados contratados para ajudar na criação do Partido da Democracia Brasileira (PDB), a nova casa do prefeito Kassab, seguem com a coleta das 482,8 mil assinaturas (equivalentes a 0,5% dos votos válidos em 2010) necessárias à criação da nova sigla. Em paralelo, trabalham num estatuto que aproxime os ideais socialistas do PSB, com o qual deve se fundir. A preocupação é atrair lideranças de diferentes partidos para a nova agremiação. Uma das propostas já aprovadas seria a da "a humanização dos centros urbanos", defendidas por Kassab na lei Cidade Limpa, por exemplo. A previsão é que esse trâmite burocrático exigido pelo Código Civil e pela legislação eleitoral seja concluído nas próximas semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário