Total de visualizações de página

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Juventude e Compromisso Público

Após crescimento obtido no ultimo pleito, o PSB passou a administrar 6 estados brasileiros (Amapá, Piauí, Ceará, Pernambuco, Paraíba e Espírito Santo), tornando-se o maior partido de esquerda em número de governadores. Neste cenário o crescimento da Juventude Socialista Brasileira não foi diferente, além de uma campanha diferenciada, a JSB conseguiu emplacar alguns de seus quadros para ocupar espaços de destaques nas assembléias legislativas e na Câmara dos Deputados, entre os quais destacamos os companheiros Domingos Neto, Glauber Braga e Luiz Noé, entre outros.

A participação da juventude em todo esse processo rendeu um novo patamar de dialogo com o partido e com agendes públicos eleitos, inclusive os aliados, sinalizando de fato que tema das Políticas Públicas de Juventude tem verdadeira importância e deva ocupar espaço de destaque na agenda dos governos.

Esse processo jamais acontece de forma isolada, foi sempre construído pela via da unidade e do trabalho compartilhado, em todos os aspectos.

Prova disso foi o Pacto pela Juventude [proposição das organizações da sociedade civil organizada que compõe o Conselho Nacional de Juventude -Conjuve] que foi assumido por todos nossos governadores, que já no período da campanha sinalizavam a tamanha importância que o tema havia ganhado.

O resultado destes compromissos já são visíveis em nossas administrações. A criação de espaços institucionais onde ainda estes não existem e o fortalecimento dos já instituídos são uma clara sinalização de que a autonomia de trabalho será uma marca a ser estabelecida no futuro.

Porém o nosso trabalho com as Políticas Públicas de Juventude não vem do processo eleitoral. Vem de muito antes. Com a ajuda ou sem a ajuda dos governantes a JSB sempre ressaltou a importância da implantação de uma Política Publica específica para o jovem como forma de empoderamento das suas ações.

Há diversas experiências construídas e executadas pela JSB, dentre a criação de órgãos, conselhos e programas voltados a juventude. Sempre construídos com participação efetiva da militância socialista.

Diversos são os espaços ocupados e trabalhos desenvolvidos por companheiros nas administrações públicas, na esfera municipal e estadual, mesmo quando o governo não é do PSB.

Entendendo que o avanço não pode ser interrompido, a JSB, por conta da demora do Conselho Nacional de Juventude na publicação do regimento da 2ª Conferência Nacional de Juventude, decidiu não parar o processo de construção da conferencia, que segundo decreto assinado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 12 de agosto de 2010, deveria acontecer entre os dias 8 e 11 de Setembro de 2011. Porém sem regimento não há conferencia.

Exemplo deste comprometimento vem através da atuação do governo do estado do Acre, que não é administrado pelo PSB, e sim pelo PT, porém a responsabilidade do tema juventude está a cargo da JSB na figura do companheiro Thiago Higino – Assessor Especial de Juventude e que convocou nesta terça feira dia 23 de março de 2011 a sua Conferência Estadual de Juventude.

A atividade contou com o reforço do nosso companheiro Fabrício Lopes da JSB Paulista e também membro do CONJUVE.


A nossa luta não para por aí. Queremos o avanço, não o retrocesso. Continuaremos debatendo, avançando, com ou sendo estrutura.

Pois a adversidade é o combustível da nossa luta.

Avante! JSB rumo a 2ª Conferência Nacional de Juventude.

Texto de Talita Meng da JSB de São Paulo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário