Total de visualizações de página

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Após Tentativa de Golpe Por Parte de Partidários de Amazonino Mendes, Clima esquenta na Conferencia de Juventude em Manaus.

Assista ao video!
http://www.youtube.com/watch?v=wP0FWnx4YyQ




A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE) foi palco, nesta terça-feira (23), de uma briga entre lideranças jovens pró e contra o prefeito Amazonino Mendes (PTB).
A confusão ocorreu no final da 2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas da Juventude. Estudantes que participaram do evento informaram que o problema começou na hora de escolher delegados para a conferência estadual. Houve intervenção de policiais militares.
A conferência foi organizada pela Secretaria Municipal de Juventude (Semje) e tinha como objetivo discutir políticas públicas e redigir uma carta de propostas a ser enviada para a Conferência Estadual e, em seguida, para a Conferência Nacional que será em dezembro.
As reclamações de estudantes ligadas às juventudes de partidos como PT e PSB foi em relação ao espaço e alimentação fornecida no encontro.
Márcia Oliveira, membro da comissão estadual organizadora da conferência, disse que em todas as cidades são as secretarias de Juventude as responsáveis por prestar apoio às conferências.
“A Comissão Estadual dá o norte das discussões e as secretarias dão o apoio logístico. Como quase mil inscritos serem colocados num auditório com capacidade para cerca de 300 pessoas?”, disse Oliveira.
Ela questionou a falta de verba para fornecer alimentação aos estudantes que participaram da conferência. “Não pode ser falta de dinheiro. Como é que tem para produzir 400 mil DVDs e distribuir na cidade. E não tem para apoiar um encontro que discute políticas para a juventude. Só dá para entender que o prefeito não leva a sério a juventude. Não tinha nem água”, afirmou.
Luiziane Viana, 27, ligada à juventude do PT, afirmou que os movimentos ligados ao PT e ao PSB estavam com maior representatividade e iam eleger o maior número de delegados para a Conferência Estadual.
“Percebendo isso, o secretário da mesa suspendeu a votação e inventou outra forma. Foi quando começou a discussão e a polícia entrou no local e agrediu estudantes”, disse Luiziane.
Ela disse que fora do auditório da ALE-AM a votação continuou com novo formato, mas na avaliação do grupo dela, com fraude. “Lá dentro eram cerca de 700 aptos a votar, aqui fora os votos já passam de mil”.
O estudante do colégio Dom Bosco Leste, Reir Pereira, 16, disse que foi agredido por um policial. “Só porque fui questionar a mesa sobre a nova forma de votação. Sendo que o regimento aprovado aqui me dava esse direito”, declarou.

Protesto Marca A Etapa Municipal da Conferência de Juventude em MANAUS!


O primeiro dia da 2ª Conferência Municipal da Juventude foi marcado com manifestação de repúdio de estudantes contra a organização do evento. O local não comportava todos os dois mil inscritos e os dias escolhidos para a realização da conferência não foi bem aceitos.
O evento para debater políticas públicas para jovens amazonenses teve início na manhã desta segunda-feira (22). A programação previa palestras e aprovação do regimento interno da conferência, que devido a pequenas confusões aconteceu apenas na parte da tarde.
Aproximadamente 1,5 mil jovens de diversas categorias e entidades participaram do primeiro dia da conferência. A falta de espaço para acolher a todos os jovens, os dias escolhidos para a realização do evento e a quantidade de crachás que autorizava a entrada ao local criou um clima de tensão entre alguns jovens e os organizadores do evento.
Uma carta de repúdio foi escrita e entregue ao titular da Secretaria Municipal de Juventude (Semje), relatando a desorganização da conferência, marcou o dia atrasando as atividades previstas pelo protocolo.
Apenas a palestra do Secretário Nacional de Juventude, Paulo Lima, e a votação do regimento interno foram realizadas nesta segunda-feira. As atividades continuam a partir das 8h desta terça-feira (23) no auditório da Assembléia Legislativa do Estado.
Regimento InternoO regimento prevê as diretrizes que nortearão a Conferência e a escolha dos diretores municipais que os representarão na Conferência Estadual da Juventude nos dias 27 a 29 de outubro.

Vice Prefeito Messias Cursino Abre a Conferência Municipal de Juventude.

Vice Prefeito Messias Cursino Abre a Conferência Municipal de Juventude.






O vice-prefeito Messias Cursino está recebendo hoje as parabenizações da população e servidores municipais pela passagem do seu aniversário. Pela manhã, depois de ganhar os cumprimentos pelo trabalho que realiza ao lado do prefeito Bi Garcia, Messias prosseguiu com uma agenda de trabalho que começou com a abertura da I Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude de Parintins, no Centro do Idoso Pastor Lessa. Membros de diversos movimentos participam de palestras de professores das universidades e apresentam sugestões que serão levadas à conferência estadual em Manaus, no mês de outubro. Messias destacou a iniciativa da Coordenadoria de Juventude da Prefeitura, que tem redobrado a atenção para os pleitos dos jovens parintinenses. “Tempos atrás a juventude parintinense não tinha essa oportunidade de debater políticas públicas. E hoje, através da Secretaria Municipal de Juventude, que é a pioneira em todo o estado do Amazonas, está oferecendo esse espaço para que os jovens possam participar de discussões”, afirma o prefeito. O estudante Holderlan Mourão, vice Presidente Estadual da JSB AMAZONAS, afirmou que a conferência é um espaço oportuno para levar ao conhecimento do poder público as necessidades e demandas que a classe dos jovens possui.

Juventude Socialista Brasileira Realiza Conferência Livre com Movimentos da Igreja!






A Juventude Socialista BrasileiraJ-SB de Parintins, realizou no Sábado, dia 19 de Agosto de 2011, mais uma conferência Livre em Preparação á Etapa Municipal da Conferência de Juventude.A Conferência livre foi realizada no centro Paroquial da Igreja de Nsa Senhora de Lourdes e contou com a presença de Igreja Católica, Igreja Batista, Igreja Evangélica, além da Pastoral da Juventude, Pastoral Vocacional , Gremio do Colégio Nossa Senhora do Carmo e Juventude Socialista Brasileira.Uma ampla discussão foi feita sobre o temário da Conferencia, e um Amplo debate sobre a situação do Jovem em Parintins.A conferência foi Mediada por Holderlan Mourão, Dirigente Estadual da JSB que falou sobre o legado da 1º Conferência dando enfase à criação do Conjuve e Cejam , e falando sobre o papel fundamental desses conselhos no que diz respeito á implementação, fiscalização e execução de Políticas públicas de Juventude.























































segunda-feira, 22 de agosto de 2011

JSB -Realiza Etapa Livre da Conferencia de Juventude na Escola Irmã Sá.




A Juventude Socialista Brasileira, JSB de Parintins realizou na Sexta Feira à Tarde dia 20 de Agosto uma de suas Conferências Livres em Preparação à Etapa Municipal da 2º Conferência Nacional de Juventude.
A etapa livre foi realizada na escola Estadual Irmã Sá, com a participação do Grêmio Estudantil da escola.O Vice presidente Estadual da JSB_AM Holderlan de Souza Mourão abriu a conferencia falando sobre democracia e participação, onde destacou que os movimentos sociais organizadaos são a melhor forma de se lutar por direitos, destacando o papel da JSB no processo de busca por melhores condições de vida e dignidade pela juventude Brasileira.
o Presidente Municipal Lucas Leonardo esplanou sobre a importancia de se participar de conferencias e fóruns como meio de conhecer a realidade de seu municipio e reinvidicar melhorias.
Durante a conferencia Livre diversos estudantes participaram expondo ideias e pontos de vista.
Após o momento de explanação do Vice Presidente Holderlan de Souza Dividiram-se em diversos Grupos os estudantes com a finalidade de estudo do Texto Base e formulaçao de propostas e prioridades sendo escolhidas cerca de 20 propostas a serem defendidas pelos estudantes durante a etapa municipal. A conferência Livre contou com a Participação de 50 estudantes que participaram ativamente do processo.





































































































segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Lançada oficialmente 2ª Conferência Nacional de Juventude



A 2ª Conferência Nacional de Juventude foi lançada oficialmente nesta segunda-feira (7/6), no Palácio do Planalto, pela Secretaria Nacional de Juventude, vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República, e pelo Conselho Nacional de Juventude (Conjuve).O processo da Conferência já está acontecendo em diversos estados e municípios, com a formação das comissões que vão organizar as etapas preparatórias para o encontro nacional, agendado para o período de 9 a 12 de dezembro, em Brasília.


O evento contou com a presença do ministro da Secretaria-Geral (SG), Gilberto Carvalho, do secretário executivo da SG,Rogério Sottili, da secretária nacional de Juventude, Severine Macedo, da presidente da comissão organizadora da Conferência, Ângela Guimarães, e do presidente do Conjuve, Gabriel Medina, além de parlamentares federais e estaduais, gestores de juventude e representantes de movimentos sociais e juvenis.

Na abertura do evento, o ministro Gilberto Carvalho ressaltou os esforços da SNJ e do Conjuve para realizar a 2ª Conferência Nacional de Juventude que, segundo ele, não deve ser vista como o objetivo final. O encontro deve ser um instrumento para o exercício pleno da cidadania, assegurando a participação da juventude na construção de uma política que permita ao jovem cumprir o lema “conquistar direitos e desenvolver o Brasil”, proposto para a Conferência. Gilberto afirmou, ainda, que a conquista definitiva dos direitos juvenis não beneficiará apenas esse público, mas toda a sociedade, aumentando as chances de o país crescer com mais justiça e equidade.

A secretária Severine Macedo, a presidente da comissão organizadora da Conferência, Ângela Guimarães, e o presidente do Conjuve, Gabriel Medina, também destacaram a importância da nova Conferência para fortalecer a
política juvenil, que deve definir claramente quais são os direitos dos jovens e criar instrumentos que garantam o seu cumprimento pelos governantes, em nível federal, estadual e municipal. Nesse sentido, eles destacaram a importância dos parlamentares aprovarem o Plano Nacional e o Estatuto da Juventude, em tramitação na Câmara dos Deputados.

Presente à cerimônia, a senadora Lídice da Mata (PSB/BA), lembrou que embora a Constituição de 88 não tenha consagrado o jovem como sujeito de direitos, a Carta Magna assegurou a participação política desse público, permitindo-lhe o voto a partir dos 16 anos. A senadora ratificou a relevância da 2ª Conferência Nacional de Juventude, que acontece sob novo cenário e novos desafios, incluindo temas priorizados na gestão da presidenta Dilma Rousseff, como é o caso da educação e da erradicação da extrema pobreza. Dois itens, segundo ela, que marcaram a luta juvenil da sua geração e continuam se destacando como princípios da juventude atual.

Para Ismênio Bezerra, do Fórum de Gestores de Juventude, os parlamentares têm um papel fundamental nesse processo, incentivando a realização das etapas preparatórias no maior número possível de estados e municípios.
Ismênio destacou que o grande desafio do governo federal é romper o ciclo de pobreza que sempre marcou a trajetória do país e que afeta, também, a juventude brasileira. A Conferência tem, portanto, a tarefa de inserir os
jovens nesse debate, respeitando a rica diversidade que marca o segmento.

Mais informações sobre a Conferência podem ser obtidas junto à Comissão Organizadora Nacional, pelo email conferencia.juventude@planalto.gov.br, pelo site www.juventude.gov.br ou pelo telefone (6

Novos Partidos-Velha política.


Jamais recebi tantas mensagens pelo Twitter quanto recebi no dia 21 de março. Naquele dia, o recém-fundado Partido Social Democrático (PSD) anunciara as bases programáticas sobre as quais o partido seria construído. Escritos pelo vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, os doze mandamentos do partido o posicionava em um campo da política que hoje está deserto no Brasil. Segundo eles, o partido defenderia a liberdade individual e a liberdade para empreender; a descentralização do poder e o direito de propriedade; a igualdade de oportunidades e a livre associação entre indivíduos.

As mensagens que chegavam eram de amigos animados com o surpreendente liberalismo da legenda. Para os mais otimistas, o PSD poderia ser a união das ideias fiscais de Afif Domingos, que há tempos milita pela diminuição da interferência do estado na economia; e da potencial tolerância social de Gilberto Kassab, prefeito reeleito de uma das maiores metrópoles do mundo; político que fora favorável à realização da Marcha da Maconha e já discursara na Parada do Orgulho Gay de São Paulo.

No ato de fundação do partido, quando perguntados sobre o posicionamento político do PSD, seus líderes responderam que ele dependeria do programa a ser formulado, baseado nos mandamentos escritos por Afif Domingos. No entanto, não tardaria até que o significado das declarações se tornasse cada vez mais amplo, enigmático e incoerente. Gilberto Kassab relegou qualquer direcionamento programático a um futuro acordo entre os integrantes do partido. Afif Domingos passou a falar em subsídios para empresas privadas e declarou que o corte de gastos do governo não era prioridade para o PSD. A senadora Kátia Abreu, liderança com declarações políticas mais consistentes, passou os últimos meses ocupada com o debate da Reforma Florestal e desapareceu das discussões partidárias.

Por melhores que tenham sido as intenções de seus líderes ao formularem os direcionamentos ideológicos do partido, é impossível esperar qualquer identidade de uma agremiação que recebe políticos egressos de campos tão distintos. Parlamentares vindos de PDT, PV, PPS e PP têm pouco em comum, além da disposição de procurar um posicionamento melhor em suas disputas municipais e estaduais. Antes mesmo da primeira eleição, o PSD abandonou a fidelidade aos seus próprios mandamentos e iniciou sua caminhada rumo ao centro da política brasileira -- onde todos os partidos e políticos são bem-vindos. No centrão, vale tudo para melhorar a representação do partido em um estado ou por uma secretaria qualquer. É lá que moram os deputados do baixo-clero e aqueles que peregrinam de partido em partido, tentando não acabar do lado errado da alternância de poder.

A capacidade desses partidos de se adaptarem a qualquer cenário político e a ausência de identificação entre o centrão e um conjunto claro de políticas públicas, geram no país situações peculiares como a do PTB que apoiou politicamente todos os governos federais desde a sua refundação no início dos anos 1980; do PMDB que indicou candidata à vice-presidência na chapa de José Serra em 2002 e indicou candidato ao mesmo cargo contra o próprio José Serra, oito anos depois; ou mesmo do PP, que talvez tenha em Paulo Maluf o seu único nome de projeção nacional, mas que, com a força dos 41 deputados de sua bancada na Câmara e seus seis senadores, consegue manter refém um governo formado pela coalizão dos dois maiores partidos do país, sob a liderança de uma presidente eleita com mais de 55 milhões de votos.

O liberalismo do PSD foi natimorto. O partido preferiu nascer grande a nascer coerente e unido. Sem um conjunto de ideias que lhe sustente, ele será inevitavelmente retalhado de acordo com interesses de caciques locais, os mesmos que hoje pulam para o barco do partido em busca de espaço político. Os mandamentos liberais da fundação do partido já parecem esquecidos. Não existem diretrizes que possam atrair o interesse dos eleitores. A definição das políticas é posterior à busca por nomes de peso e políticos se associam sem ter um programa que os una. Sem saber exatamente o que defendem, acabam por defender a si próprios.

A literatura política do Brasil acabará por contar a história dos milhões de eleitores cujas inclinações políticas foram, por gerações, ignoradas pelos partidos tradicionais. A classe média brasileira dobrou de tamanho nos últimos anos. Hoje, ela é jovem e vive nas grandes cidades. Ela deseja mais liberdade para empreender, trabalhar e se expressar. Ela trabalha e troca informações no caos espontaneamente organizado da internet. Ela deseja menos intervenção governamental na sociedade. Ela prefere viver e deixar viver.

Jovens e recentes pagadores de impostos, esses eleitores buscarão um partido que os represente. O PSD teve a chance de sair na frente, de encontrá-los enquanto os maiores partidos do Brasil disputam o espólio das políticas social-democratas dos anos 1990. Para esses milhões de eleitores, e para meus animados e esperançosos amigos, restarão mais alguns anos de espera, até que apareça uma alternativa ao projeto de país que PT e PSDB compartilharam nos últimos 17 anos.


Magno Karl, cientista social pela UFRJ, é tradutor e assistente de pesquisas de OrdemLivre.org.