Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de junho de 2012

JSB debate “Como desenvolver cidades com práticas sustentáveis”


Humberto Pradera     
  JSB debate sustentabilidade na Cúpula dos Povos
Rio +20 - 15/06/2012
"De Norte a Sul e no País inteiro e viva o Partido Socialista Brasileiro”.
“E viva Arraes, e viva Mangabeira e viva a Juventude Socialista Brasileira”.
Foram com essas palavras de ordem que a Juventude Socialista Brasileira (JSB) iniciou o debate “Como desenvolver cidades com práticas sustentáveis”, na Cúpula dos Povos.
O evento ocorre paralelamente à Rio+20 e tem como objetivo reunir organizações da sociedade civil para discutir temas relacionados à Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável.
Durante o debate da juventude, o secretário Nacional do segmento, Bruno da Mata, falou sobre o Movimento Rio+hoje da JSB. “Nós temos a responsabilidade de realizar um movimento, hoje, em que haja realmente políticas de desenvolvimento sustentável”, afirmou Bruno, lembrando que há vinte anos foi realizada a Eco 92 e muito pouco foi feito para superar a injustiça social ambiental. “Não queremos e não podemos esperar mais vinte anos para ter um meio ambiente saudável”, concluiu.
A secretária especial do PSB Nacional, Mari Machado, disse que a juventude socialista tem a preocupação em promover educação ambiental nas cidades. “A juventude quer desenvolver práticas efetivas de desenvolvimento sustentável. E junto com os governos administrados pelo PSB já estamos promovendo o debate”, afirmou.
Mari Machado disse ainda que o mundo precisa se dar conta que são os países desenvolvidos os maiores poluidores. ”Esperamos que na Rio+20 os países assumam efetivamente o compromisso de desenvolver, cumprir e preservar políticas de desenvolvimento sustentável”, ressaltou.
No primeiro dia de debate na Cúpula dos Povos, a JSB convidou o prefeito de São Vicente (SP), Tércio Garcia (PSB), que falou sobre a experiência de preservação do meio ambiente no município. “O primeiro passo para a construção de uma cidade sustentável é a apresentação do ser humano, visando não somente as questões econômicas, mas, principalmente, sua dignidade e auto-estima. Sem o ser humano não há sustentabilidade”, afirmou o prefeito socialista.
“Fiquei muito honrado com o convite da JSB porque percebi o amadurecimento, sobretudo no que diz respeito as questões das políticas públicas na militância jovem. Saio daqui convicto de que as administrações públicas por todo o Brasil poderão servir-se da juventude socialista brasileira”, concluiu Tércio Garcia.
“Ser socialista é defender a qualidade de vida, ter uma vida saudável respeitando o meio ambiente. E é por isso que nós estamos aqui na Rio+20, para provocar a mudança e direcionar políticas públicas de desenvolvimento sustentável nas nossas cidades. Esse é o nosso comprometimento”, ressaltou Bruno da Mata.
 “A pauta prevista para a Rio+20 oficial é insatisfatória para enfrentar os desafios dessa crise sistêmica. O Movimento Jovem do Partido Socialista Brasileiro (PSB) procurou neste debate e procura sempre transmitir suas ideias e a necessidade de um mundo mais consciente com o meio ambiente”, concluiu o presidente Nacional da JSB, Sérgio Cardoso.
Além da secretária Mari Machado, Bruno da Mata e Sérgio Cardoso, estavam presentes no debate da JSB, jovens socialistas de todo o Brasil e a secretária Nacional do Movimento Popular Socialista, Maria de Jesus.
A Cúpula dos Povos começou, oficialmente, nesta sexta-feira (15), no Aterro do Flamengo, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Vera Canfran - Assessoria de Comunicação do PSB

Nenhum comentário:

Postar um comentário