Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de junho de 2012

O ANALFABETO POLÍTICO


O pior analfabeto
É o analfabeto político,
Ele não ouve, não fala,
Nem participa dos acontecimentos políticos.
Ele não sabe o custo da vida,
O preço do feijão, do peixe, da farinha,
Do aluguel, do sapato e do remédio
Dependem das decisões políticas.
O analfabeto político
É tão burro que se orgulha
E estufa o peito dizendo
Que odeia a política.
Não sabe o imbecil que,
da sua ignorância política
Nasce a prostituta, o menor abandonado,
E o pior de todos os bandidos,
Que é o político vigarista,
Pilantra, corrupto e lacaio
Das empresas nacionais e multinacionais.
Bertolt Brecht
(1898-1956)

Difícil falar sobre política sem me lembrar desse texto de Brecht. Difícil falar qualquer coisa depois desse texto. Difícil ainda entender como todas as pessoas não pensam assim.
Ainda ontem me perguntaram por que gosto tanto de política e me peguei pensando muito sobre essa pergunta. Não sei, respondi, é algo que vem de dentro, é algo que faz parte da minha vida, da vida de todos na verdade. Mas não confunda política com politicagem. ‘É tudo a mesma coisa’, alguém poderia me dizer e perguntaria a essa mesma pessoa o que é, então, que ela faz todo dia quando pechincha o preço da carne no açougue, quando reclama do buraco na rua onde mora, quando conversa com seus vizinhos sobre os juros dos bancos, se não um pouco de política. Uma política um pouco diferente de governantes, mas não deixa de ser política.
Outra pessoa me diria “não me compare com esses corruptos” e aí perguntaria se essa mesma pessoa lembra em quem votou na última eleição, se pesquisou mesmo em quem votar ou votou no que pagou mais, no mais bonito, no que tem mais plaquinhas na rua?
O político corrupto não está lá por simples vontade, ele está lá porque muita gente votou nele. E pergunto mais, se você vende seu voto por apenas R$5,00 porque ele não pode se vender por milhões? Vocês são seres humanos corruptos da mesma forma, só que você continua pobre e ele cada dia mais milionário porque você continua vendendo seu voto e elegendo mais corruptos da mesmíssima “laia” que você.
E só podemos mudar de verdade, pesquisando os melhores candidatos e votando, não simplesmente dizendo que odeia política e vendendo seu voto.
Difícil ver que você é um perfeito analfabeto político né... Difícil admitir que o mundo é corrupto e você compactua com isso... Difícil... Muito difícil...

Por Josy Ames - Secretária de Mobilização JSB/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário