Total de visualizações de página

sábado, 7 de agosto de 2010





Fidel Castro retorna a Parlamento cubano após 4 anos

HAVANA (Reuters) - O ex-presidente cubano Fidel Castro voltou a participar de uma sessão do Parlamento da ilha neste sábado pela primeira vez após quatro anos, para discutir sua teoria sobre uma iminente guerra nuclear.

Castro, que completa 84 anos neste mês, foi ovacionado pelos deputados reunidos no Palácio de Convenções de Havana, numa sessão transmitida ao vivo pela televisão estatal.

Vestido com o uniforme verde oliva que usava quando governou Cuba por quase meio século, mas sem as insígnias de comandante-chefe, Castro caminhou a passos lentos até um pódio, de onde falou em pé por cerca de 12 minutos.

O Parlamento foi convocado esta semana a pedido de Fidel Castro para discutir sua teoria de que o mundo está à beira de uma guerra nuclear se os Estados Unidos atacarem o Irã.
Ao lado de seu irmão, o presidente Raúl Castro, e outros membros do governo, Fidel Castro pediu ao presidente norte-americano, Barack Obama, que evite a destruição "da espécie humana".

O histórico líder cubano saiu em julho de quatro anos de reclusão, participando de pequenos atos públicos. Ele continua sendo deputado e detém a influente chefia do Partido Comunista.

As imagens deste sábado foram as primeiras ao vivo de Fidel Castro em quatro anos.


(Por Rosa Tania Valdés)

Nenhum comentário:

Postar um comentário