Total de visualizações de página

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Remedio Gratuito-Criação do Sarafa em Manaus!


Remedio Gratuito para Hipertensos e Diabéticos-Criação do Sarafa em Manaus!

Em 2005, após receber e aprovar a proposta feita pelo então Secretário Municipal de Saúde, Dr. Jesus Pinheiro e sua equipe, de implantarmos o Programa REMÉDIO FÁCIL que consistia em entregar 62 medicamentos, de graça, às pessoas que procuram a rede de saúde, sejam as unidades municipais, estaduais ou privadas, decidimos em comum acordo que em cada unidade de saúde municipal haveria uma placa indicando a lista dos remédios e os telefones para reclamação em caso de falta, que era logo suprida pelas kombis e até motos que faziam funcionar o sistema de entrega. Foi montada uma ampla rede baseada nas Casinhas do Programa Médico da Família e que chegou a atender cerca de 250.000 pessoas por mês, sendo 120.000 hipertensos e diabéticos.

Esse programa mereceu uma Medalha que guardo com muita honra pelo Conselho Federal de Farmácia.



As fotos acima documentam a entrega de uma das Casinhas onde funcionava o sistema de entrega dos remédios e mostra a placa que era afixada em todas as unidades de saúde. Hoje, com muita tristeza, vemos o abandono do programa de distribuição de medicamentos, em especial, a hispertensos e diabéticos, e das Casinhas, pela atual administração municipal .

Está vindo, no entanto, um alento. A nossa candidata a Presidente – DILMA ROUSSEF – está propondo a universalização dos medicamentos a hispertensos e diabéticos. Sugiro, daqui deste espaço, que quem venha a ser o responsável pelo programa converse com a equipe que montou o REMÉDIO FÁCIL na minha época de Prefeitura de Manaus. São profissionais do melhor nível, servidores do município e que bem podem dar mais esta contribuição, agora não mais a Manaus, mas ao Brasil.

Veja a matéria abaixo reproduzida da Agencia Estado:

Dilma: remédio para hipertensão e diabetes de graça

A petista afirmou que a despesa com a cobertura dos 90% do custo dos medicamentos representa cerca de R$ 400 milhões ao ano

Andrea Juvé Vianna, Agência Estado

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, anunciou hoje, em Brasília, a política de medicamentos que vai constar de seu programa de governo.

Segundo ela, num eventual governo da petista, a distribuição de remédios a custo zero para a hipertensão e a diabetes seria universalizada. Hoje, o programa Farmácia Popular do governo federal subsidia em até 90% esses medicamentos. Dilma explicou que a intenção é cobrir os 10% restantes.

Segundo ela, o governo tem condições de arcar com esse custo. A petista afirmou que, atualmente, a despesa com a cobertura dos 90% do custo dos medicamentos representa cerca de R$ 400 milhões ao ano. Esses medicamentos seriam distribuídos mediante convênio com farmácias da rede privada, por causa da elevada capilaridade. Atualmente, existem mais de 12 mil farmácias cadastradas no programa Farmácia Popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário