Total de visualizações de página

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Com críticas aos EUA, Cuba cria sua 'Wikipédia'

O Globo

O governo cubano pôs no ar nesta segunda-feira sua versão própria da Wikipédia. Na chamada EcuRed ( acesse ), que já tem quase 20 mil artigos, os Estados Unidos são descritos como "o império de nossa época", que apesar de sua força não dá assistência médica a todos os seus habitantes.

"A filosofia é a acumulação e desenvolvimento de conhecimento com um objetivo democratizador e não lucrativo, de um ponto de vista descolonizador", afirma o site em sua apresentação, que tem citações de José Marti.

A enciclopédia poderá ser consultada pelas cerca de 1,6 milhão de pessoas que têm acesso à internet na ilha - na maioria dos casos uma intranet com apenas os sites aprovados pelo governo. O lançamento oficial da EcuRed é na terça-feira, mas a página já está acessível.

Os EUA são descritos na EcuRed ainda como um Estado "caracterizado historicamente por tomar a força de outros países territórios e recursos naturais para colocá-los a serviço de suas empresas". A enciclopédia online já tem artigos também sobre Fidel e Raúl Castro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário